Resumo de Ciencia Politica
Parte 1
Naturalistas = O Homem é um ser social e deve de qualquer maneira viver em sociedade, precisa se relacionar com outros para se desenvolver.
Teóricos: Aristóteles, Cícero, São Tomás de Aquino.
Contratualistas = O homem não se associa por natureza, e sim por vontade própria, a associação é por interesse, surge de um acordo mútuo através de um contrato social, a vontade humana gera a sociedade.
Teóricos Contratualistas:
Thomas Hobbes: Um mal governo é melhor do que o estado de natureza. O homem em seu estado de natureza encontra-se dominado pela paixão e pelos impulsos, tornando-se uma ameaça para os outros. Busca pela paz, guerra somente se for necessária. Para a manutenção do contrato social é necessário um poder intimidador.
John Locke: Defendia os direitos naturais do homem: pensamento, reunião, propriedade, ir e vir, etc. No Estado, essas liberdades devem ser garantidas pelo soberano, e o poder legislativo deve criar regras que se ajustem aos interesses do povo. Quando o governo não atende aos interesses do povo, este deve rebelar-se.
Rousseau: O soberano é o povo. Igualdade como objetivo fundamental da sociedade, os interesses coletivos deve prevalecer sobre os interesses individuais. O ato de associação cria o Estado, mero executor das decisões do soberano (o povo) , o objetivo maior é a liberdade e a igualdade. Teoria da vontade geral e vontade de todos.
vontade geral = é a síntese da vontade de todos, atende ao interesse comum, a vontade pública. O governante deverá sempre estar voltado para a execução da vontade geral. é soberana e legítima, podendos e pronunciar sob o corpo da nação – porque o povo é soberano, seja no estado passivo ou no estado ativo. Soberania é o exercício da vontade geral que dirige a força do Estado. Essa noção é baseada na teoria democrática da soberania do Estado. (inalienável). A liberdade resulta do livre consentimento às leis gerais.
vontade de todos = não