Protocolo SSH
Tássio do Rosário
Instituto Superior de Transportes e Comunicações
Aplicações e Serviços de Internet, 3o Ano LEIT
Data: 14-Ago-14
1. Objectivos do serviço
O SSH é um programa e um protocolo de rede que permite administrar máquinas remotamente, executando inclusive aplicativos gráficos. Permite transferir arquivos de várias formas diferentes e permite também encapsular outros protocolos.
2. Historial de desenvolvimento do serviço
Em 1995, Tatu Ylonen, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Helsinki, Finlândia, inventou a SSH1. 10 Anos mais tarde, a SSH Communications Security ofereceu para a comunidade a terceira reimplementação do protocolo Secure Shell, chamado SSH G3, como parte dos seus produtos SSH Tectia. A nova arquitetura do protocolo SSH G3 baseia-se e é compatível com o padrão SSH2, mas introduz otimizações na arquitetura e extensões que aumentam consideravelmente a performance do Secure Shell, tornando-o ideal para transferências de arquivos e aplicações em ambientes de troca de dados intensiva.
Finalmente, em 2006, o protocolo Secure Shell alcançou o Proposed Standard Status no processo de padronização do IETF, o que lhe rendeu um status similar a outras tecnologias padrão IETF como o TCP, o IP e o HTTP. Os sites do SSH, onde é possível copiar o pacote, são:
Http://www.ssh.fi
Http://www.ssh.com
Http://www.openssh.com
3. Componentes chave do serviço
Camada de Transporte: Provê sigilo, integridade e autenticação do servidor. Opcionalmente, pode ser oferecido um serviço de compressão de dados. Essa camada geralmente é rodada em cima de uma conexão TCP/IP, mas é possivel que ela seja usada em cima de qualquer outro tipo de protocolo confiável e orientado a conexão. A camada de transporte do SSH é um protocolo seguro de baixo nível que fornece encriptação, integridade e autenticação do servidor. Aqui somente é feita a autenticação do servidor, sendo que a autenticação do usuário é responsabilidade do protocolo