Africa
Aspectos fisiográficos
Clima: a África é o mais tropical dos continentes, cortado ao meio pelo equador, ao norte pelo trópico de Câncer e ao sul pelo trópico de Capricórnio. Apesar do clima predominantemente quente, os índices de chuva não são elevados: são maiores nas proximidades do equador, onde se localiza a floresta do Congo, e diminuem em direção ao norte e ao sul.
Vegetação: na África encontramos diversos tipos de vegetação, adaptados às variações climáticas, como a floresta do Congo (mata equatorial), raras plantas desérticas, estepes e vegetação mediterrânea. Mas o tipo de vegetação mais característico desse continente são as savanas, que ocupam cerca de metade do continente, desenvolvendo-se principalmente ao sul do Saara. Uma rica fauna, composta de leões, elefantes, girafas, zebras, rinocerontes, etc., vive nesse ambiente, embora grande parte tenha sido dizimada nos últimos cem anos. Hoje ela sobrevive restrita às poucas reservas criadas em alguns países africanos. Graças a essas reservas desenvolve-se uma crescente atividade turística na região ao sul do Saara.
Desertos: o continente africano abriga dois imensos desertos: Saara e Kalahari. O Saara é o maior do mundo, com uma área maior que a do Brasil: cerca de 9.000.000 km², e localiza-se na porção norte. O deserto de Kalahari, situado ao sul, tem uma área de aproximadamente 600.000 km².O deserto é um fenômeno natural, mas sua área vem crescendo nas últimas décadas devido à ação humana. O desmatamento, especialmente ao sul do Saara, com a prática de atividades agrárias inadequadas (criações extensivas e monoculturas voltadas à exportação), é um exemplo. A expansão do Saara para o sul e o uso dos melhores solos para cultivos voltados ao mercado externo vêm agravando a insuficiência de alimentos na África Subsaariana.
Colonização e descolonização
A dominação europeia na África teve início no século XV. A princípio, os europeus estabeleceram postos comerciais ao longo do litoral