Africa brasil
Todas as etapas do Estágio Supervisionado I foram importantes e acrescentou riquissimamente na nossa prática, mas nenhuma delas se compara aos momentos que viviciamos na pesquisa de campo.
As regências de sala de aula, entretanto buscamos realizar uma metodologia que alcançava-se uma aprendizagem significante para os alunos, intervimos com várias pergunta sobre a o sistema alfabético (a família silábica da letra G) trabalhando e dialogar com os aprendizes e refletindo sobre o poema. A contagem das palavras encontradas no poema que inicie com a letra estudada, relacionando o número de letras isoladas com a quantidade numérica, para desenvolvimento do raciocínio lógico, partindo do concreto para o abstrato, foi momento onde a aluna Jaquelline Santos percebeu que as sílabas estudadas encontram-se em outras posições silábicas dentro das palavras. A médica e educadora, Maria Montessori, após experiências com crianças excepcionais, desenvolveria, no início deste século, vários materiais manipulativos destinados à aprendizagem da matemática. Estes materiais, com forte apelo a "percepção visual e tátil", foram posteriormente estendidos para o ensino de classes normais. Acreditava não haver aprendizado sem ação: "Nada deve ser dado à criança, FIGURA 1- Atividade de letramento. Fonte; Profª Maria Erlinda Miranda no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração" (Azevedo, p. 27).
A manipulação dos recursos para que criança seja estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
No segundo momento realizamos a observação das partes das plantas, para que os alunos identifiquem a importância das