Aflotoxinas
Micotoxina Fungica
Esclarecendo...
◦ A produção de micotoxinas depende do crescimento fúngico, portanto pode ocorrer em qualquer época do crescimento, colheita, ou estocagem do alimento. Contudo, o crescimento do fungo e a presença de toxinas não são sinônimos, porque nem todos os fungos produzem toxinas.
◦ Por outro lado as micotoxinas podem permanecer no alimento mesmo após a destruição dos fungos que as produziram. Os gêneros dos fungos mais comumente associados com toxinas que ocorrem, naturalmente, são Aspergillus e Penicillium.
O que são Aflotoxinas?
◦As aflatoxinas são um grupo de metabólitos tóxicos produzidos durante o estágio de esporulação dos fungos , que são tóxicas para o homem e para os animais. Elas são produzidas, principalmente, por dois fungos (bolores) denominados Aspergillus flavus e
Aspergillus
parasiticus.
Tipos de Aflatoxinas
◦ Existem pelo menos 13 tipos diferentes de aflatoxina de origem natural. A aflatoxina
B1 é considerada como sendo a mais tóxica, sendo produzida pelos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus. As aflatoxinas G1 e G2 são produzidas em exclusivo pelo fungo A. parasiticus.
◦ A presença de Aspergillus sp. em produtos alimentícios não é uma indicação segura de presença de aflatoxina, mas esses alimentos devem ser considerados como potencialmente perigosos.
Alguns tipos de aflatoxinas:
Aflatoxinas B1 e B2: produzidas por A. flavus e A. parasiticus.
Aflatoxinas G1 e G2: produzidas por A. parasiticus.
Aflatoxina M1: metabolito da aflatoxina B1 em animais, incluindo humanos.
Aflatoxicol.
Fatores que governam a produção de toxinas
◦ A exigência mais óbvia para desenvolvimento necessidade de fontes de nitrogênio e energia.
fúngico
é
a
◦ Um segundo requerimento é a temperatura ambiente. Embora os fungos possam respirar em diversidade de temperaturas, existem limites estabelecidos para seu crescimento e produção de toxinas.
◦ Aspergillus e Penicillium são espécies que apresentam seu
desenvolvimento