pratica 4
PRÁTICA 4: “Obtenção e Purificação de Substâncias” OBJETIVOS
1 Obter substâncias a partir de outras por meio de reações químicas.
2 Aprender técnicas de separação. INTRODUÇÃO
Durante uma reação química ocorrem modificações em que substância ou substâncias envolvidas transformamse em outra(s) inteiramente diferente(s) das originais. Por exemplo, com ferro e ácido sulfúrico, podemos obter a substância sulfato ferroso e gás hidrogênio.
O sulfato ferroso é utilizado no tratamento de anemias, sendo obtido de acordo com a seguinte equação: Fe + H
SO
→ FeSO + H
(s)
2
4 (aq)
4 (aq)
2 (g) No entanto, para a substância nova, em forma realmente pura, é necessário misturar os reagentes em proporções exatas de massa (proporções estequiométricas) ou eliminar, depois da reação, o excesso de um dos reagentes. Se a reação for realizada em meio aquoso, temos também que eliminar a água. Além disso, se resultar da reação mais de uma substância, obteremos na realidade uma mistura, que deverá ser fracionada.
Outro exemplo muito interessante é a obtenção da substância cloreto de sódio a partir de duas substâncias venenosas e cáusticas que são o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio de acordo com a equação: HCl + NaOH → NaCl + H
O
(aq)
(s)
(s)
2
(l) PROCEDIMENTO a)
Obtenção do sulfato ferroso (FeSO
.7H
O)
4
2
1 Colocar em um erlenmeyer 10 g de ferro em forma de pregos e acrescentar 50 mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico 20% v/v.
2 Aquecer a mistura durante 30 min. sobre chapa aquecedora. Deixar esfriar. 3 Filtrar após o resfriamento para separar os pregos restantes. Desprezar o resíduo. 4 Adicionar ao filtrado 50 mL de etanol. Agite com bastão de vidro. Salvo a contaminação pelo álcool, o FeSO
.7H
O está