Afinal quem manda aque
Motivo: são os instintos, ou seja, forças irracionais, compulsórias e hereditárias que dão origem a tudo o que a pessoas pensa, faz, percebe e sente. Partindo deste principio pode-se dizer que MOTIVAÇÃO é o ato de motivar representado assim: MOTIVO+AÇÃO.
A motivação vem sendo aplicada em todos os ramos da atividade humana, principalmente no que se refere às organizações. As pessoas são diferentes quanto à motivação, visto que as necessidades diversificam de um individuo para outro, como valores sociais e objetivos, gerando vários padrões de comportamento. Neste contexto existem três suposições para o comportamento humano que influenciam a motivação (Chiavenato, 2009):
1- Comportamento é Causado: há uma causa para o comportamento, que são estímulos internos e externos tanto de origem pessoal como do meio ambiente.
2- Comportamento é Motivado: há uma finalidade para o comportamento do individuo, não é por acaso nem eventual, porem sempre dirigido e orientado por algum objetivo.
3- Comportamento é Orientado para Objetivos: todo comportamento possui sempre um impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que indicam os motivos do comportamento.
Portanto a motivação humana depende de três variáveis: do estimulo que varia de acordo e desta de acordo com o tempo; das necessidades que da mesma forma do estimulo, varia de conforme a pessoa; e da cognição de cada pessoa, como ela pensa.
TIPOS DE MOTIVAÇÃO
• Motivação Externa: a pessoa realiza determinadas tarefas por ser “obrigada”, ou seja, são impostas determinações para que essa pessoa cumpra. Trata-se de “fazer o ordenado para não ser punido”, “cumprir ordens”.
• Pressão Social: a pessoa cumpre as atividades porque outras pessoas também o fazem. Aqui, estamos falando de “fazer o que os outros fazem para ser aceito, fazer parte do grupo”.
• Automotivação: a pessoa automotivada age por iniciativa própria, em função de objetivos que escolheu. É “fazer o que creio ser adequado aos meus objetivos”.