dons espirituais
O Espírito Santo anima e sustenta a vitalidade da igreja em sua dupla dimensão fundamental de comunhão e missão. É o mesmo Espírito que faz brotar sempre novas iniciativas no seio do povo de Deus. Entre os vários movimentos de renovação espiritual e pastoral do tempo pós-conciliar.
Quando Jesus ascendeu aos céus disse que deixaria um consolador e auxiliador, a saber, o Espírito Santo. Este mesmo espírito distribui atributos especiais a cada membro da igreja do Senhor Jesus, conforme a graça divina, para serem usados na edificação do corpo de Cristo.
Suas manifestações mais evidentes ocorreram no dia de pentecostes, onde se cumpriu o que o profeta Joel disse a respeito de que o espírito do Senhor seria derramado sobre toda carne.
Para muitas pessoas Dom pode ser uma mera afinidade com algumas atividades, ou as quais as pessoas pelo treino ou não, tem a aptidão de desenvolver, muitos dizem que “fulano” tem o dom de cantar, ou ainda, “aquele homem nasceu com o Dom de jogar futebol”. Pois bem, no que se refere os Dons Espirituais, não podemos compreendê-los como algo que seja nato do homem ou que esteja intrinsecamente ligado à natureza humana, os Dons Espirituais não podem ser confundidos. Toda dádiva perfeita vem do alto e, portanto, vem da parte Deus. “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” (I Coríntios 12:1–2, 31), a palavra de Deus diz procurai, portanto isto implica dizer que ele não nos está em nossa natureza.
Existe diversidade nos Dons, porém o Espírito é um só, a bíblia nos alerta a não nos deixarmos levar por qualquer vento de doutrina, e por isso se precisa estar atento quanto ao surgimento de falsas doutrinas e espíritos de engano que surgem em meio a tantas tendências atuais no cenário cristão.
2 A ORIGEM DOS DONS ESPIRITUAIS
A manifestação dos Dons Espirituais inicialmente no pentecostes encerrará segundo as profecias com a segunda vinda do Senhor Jesus. Os Dons