Resumo Manual de Teoria da História Johan Gustav Droysen
Johan Gustav Droysen, ( 1808-1884) , foi um historicista alemão, tradutor e também um teórico da História . Lecionou na Universidade de Berlim, Na Universidade de Kiel e na Universidade de Iena. Em 1867, é nomeado membro da Academia de Ciências de Berlim . Foram algumas de suas principais obras Geschichte der preußischen Politik (1855-1856) , Das Leben von Feldmarschall Graf York von Wartenburg ( 1851-1852) e Abhandlungen zur neueren Geschichte ( 1876) .
Na sua obra Grundriss der Historik ( Manual de Teoria da História) Droysen, fala sobre a necessidade da História ter um método a ser seguido, para se auto afirmar como uma Ciência.
O autor subdivide a Introdução da obra em três tópicos , sendo eles: I A História , II O método Histórico e III A Tarefa da Teoria da História. No primeiro tópico, A História, Droysen, além de definir conceitos de história, natureza , espaço e tempo ,também define o objeto de estudo da história, que para ele são " os fenômenos nos quais se manifesta a nós um tal avanço, que se encontram em uma sucessão (...) "¹ para os quais , o tempo é determinante . E complementa, que para nós somente o que é humano, ou feito por ele, nos parece estar em desenvolvimento constante. Parece-nos que Marc Bloch, compartilhava da mesma ideia de Droysen ao dizer que " A História estuda o homem no tempo ".
Neste mesmo tópico ainda, Droysen fala sobre o empirismo na pesquisa histórica, e sobre os dados utilizados na mesma não pertencerem ao passado, mas sim ao presente, sendo vestígios do que foram, ou lembranças do que aconteceu , frutos de um vir-a-ser que somente ao olhar do pesquisador, se revelam.
No segundo tópico, O Método Histórico, o autor afirma que a essência do método histórico, está em " compreender ao pesquisar"². E essa compreensão, está ligada as manifestações dos atores em questão . Pois , segundo ele, o pesquisador ao perceber uma manifestação, a