Memorial
Ao refletir sobre este tema, faço uma viagem ao inicio da minha pratica como professor. Relembro os primeiros anos e me vem uma certeza de como investir na formação do profissional em educação é importante. Ao ministrar minhas aulas tenho como ponto de partida o conhecimento que o aluno já possui, e procuro despertar a curiosidade acerca do tema em estudo. A formação acerca de novos conhecimentos me permite desenvolver um melhor trabalho, e aplicar com segurança as novas tecnologias, promovendo assim novos desafios para o aluno, como também valorizo o vinculo afetivo, entre professor e aluno, pois essa interação promove uma melhor aprendizagem.
Ao refletir sobre um projeto ou até mesmo um plano de aula, revendo seus pontos positivos e negativos, me possibilitar mais acertos nos trabalhos seguintes. Gosto de repassar e ou trocar ideias com meus colegas, como também buscar ajudar quando necessário buscando sempre uma melhor aprendizagem para meu aluno.
Segundo Paulo Freire Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
O professor é um profissional da educação com as seguintes competências: mediador do conhecimento, articulador de estratégias e ter domínio dos conteúdos e que o mesmo seja um eterno aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo e dialogando com os colegas e familiares e como também com toda comunidade escolar. Cabe a esse profissional planejar, desenvolver, executar e avaliar. Ser professor nos dias atuais tem que ser um profissional inovador para atuar de forma criativa, um estudioso, e um aprendiz. Refletir sobre minha prática me faz entender o que já sei e o que preciso aprender havendo uma necessidade de atualização contínua dos conhecimentos para só poder atingir meus objetivos. Precisamos desenvolver uma aprendizagem significativa para que o aluno possa ampliar sua visão de mundo, de