AFETIVIDADE E EMOÇÃO SEGUNDO WALLON
Resumo: Este artigo discute o afeto e emoção como elementos-chaves do desenvolvimento humano, bem como para fornecer conceitos importantes para a compreensão da pessoa como um todo e da relação entre professor-aluno. Portanto o texto prevê um estudo bibliográfico com base em Henri Wallon e seus seguidores:
Almeida (1999), Galvão (2000), Wallon (1971). Também procura destacar a influência que o afeto e emoção têm na aprendizagem da criança e as relações entre professor-aluno, aluno-aluno e professor-conhecimento em sala de aula.
Palavras chaves: Afetividade. Emoção. Sala de aula. Wallon
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa trata-se de um artigo baseado em estudos bibliográficos, e vem abordar a questão da afetividade e emoção na sala de aula. Este estudo tem por objetivo despertar o interesse pela aprendizagem estabelecida na relação afetiva que influencia a motivação da sala de aula.
A afetividade abordada por Wallon não se resume em ternura e permissividade, mas sim a considerar o ser humano em sua totalidade por toda sua vida.
Para esta pesquisa, buscamos complementação em diversos autores que são: Almeida (1999), Galvão (2000), Wallon (1971), o que procura resposta para a seguinte pergunta: de que forma a afetividade e emoção presentes na relação professor-aluno pode de fato favorecer a aprendizagem e a socialização da criança nas séries iniciais?
Artigo elaborado para fins da conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser sob orientação da professora Ms. Milna Martins Arantes.
2
Graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser.2
Sendo assim, percebemos cada vez mais a necessidade de abordarmos de modo contínuo a importância das dimensões do movimento, afetividade, inteligência, e formação do eu para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, preferindo