filosofia
1. Vasos condutores, Semente e flor, são importantes critérios de classificação vegetal, pois estão relacionados com o grau de adaptação ao meio terrestre.
1. É necessário um eficiente mecanismo de absorção, transporte e economia de água.
2. Troca gasosa: as algas vivendo no ambiente aquático fazem a troca gasosa através de toda a sua superfície em contato com a água por difusão. No meio terrestre foi necessária uma adaptação para ocorrer a troca gasosa:
3. SUSTENTAÇÃO: A água é um eficiente meio de sustentação. No ambiente terrestre, tecidos rígidos especializados sustentam o corpo e mantém a planta ereta, maximizando a área de superfície exposta ao sol.
4. Condução: As plantas aquáticas absorvem substâncias nutritivas através do seu corpo. Mas como as plantas terrestres ficam expostas ao solo, e não é sempre que tem água disponível sobre ele, elas têm mais dificuldade de adquirir tais substâncias vitais. Foi preciso fazer uma adaptação no meio em que elas estavam para que tivesse fácil acesso á água, e aos nutrientes necessários para a sobrevivência.
5. Reprodução: No meio terrestre foram necessárias adaptações para a independência da água para a reprodução.
Sendo assim as Aquisições evolutivas são:
1. Briófitas:
Vivem em meio aquático (água doce) e meio terrestre úmido;
Presença de esporângios masculinos e femininos (Anterídios e arquegônios);
Tecidos vegetais produtores do embrião;
Retenção do zigoto dentro do gametângio feminino nos estágios iniciais, conferindo maior proteção a este embrião
Rizoides (são conectados aos filoides), cauloides (semelhante ao caule de uma planta vascular), folíolos (pequenas "folhas" dispostas em espiral);
Surgiu a epiderme e a cutícula, com a função de armazenar e proteger toda água que a planta absorveu. A cutícula age como uma barreira impermeável, evitando o desperdício da água através da evaporação.
2. Pteridófitas:
Tecidos de