Afetividade na orientação escolar
TEMA:
A importância do afeto no Ambiente Escolar
PROBLEMA:
A educação na sua totalidade é muito mais do que aprender números e regras gramaticais, pois como diz Rubéns Alves, “sem a educação da sensibilidade, todas as habilidades são tolas e sem sentido”, Rubéns Alves diz ainda que o conhecimento nos dão meio para viver e a sabedoria nos dá razões para viver. É indispensável que haja no cenário educacional um importante espaço para que se discuta sobre vida na sua proposta curricular, e o Orientador tem um peso e uma importância muito grande neste processo de humanização. Pois não podemos dizer que há educação sem humanização, só mediante um currículo verdadeiramente humanizado que proporcionaremos condições para que se forme uma sociedade de fato humanizada. Uma sociedade mais humanizada é formada de pessoas que tenha uma relação de amor e de respeito consigo mesmo e seu semelhantes.
Por isso a afetividade é a chave para alcançar êxito no ambiente escolar.
QUESTÕES NORTEADORAS
Procuramos, por meio desta pesquisa, buscar respostas para questionamentos que surgiram a partir destas observações inquietantes.
Este trabalho tem como proposta desvelar a relação existente em sala de aula na relação professor e aluno no que diz respeito à afetividade como fator fundamental para a valorização da auto-estima do aluno e, com isso, responder a algumas inquietações que procuramos utilizar como questões norteadoras para a pesquisa como:
Que vínculo pode existir na relação entre professor e aluno que pode influenciar na construção da auto-estima do aluno?
Como os professores reagem diante de um aluno indiferente ou agressivo? Existe relação entre a afetividade e a falta de interesse escolar?
A importância de uma equipe diretiva afetiva para com os professores , funcionários e comunidade escolar.
OBJETIVOS:
Refletir sobre a afetividade como fator importante no relacionamento professor e aluno,desenvolvendo análises sobre