Afeganistão
Cultura- A cultura afegã é influenciado pelo Islão, além de também receber influências do budismo e do hinduísmo. Por ter formas de terrenos variadas, o Afeganistão consegue ter uma produção de diversos alimentos. A alimentação do país é baseada principalmente em cereais como trigo, milho, cevada e arroz. A maioria dos afegãos são mulçumanos, apenas uma pequena parcela da população são adeptos à outras religiões (cerca de menos de 2%). A língua oficial do país é a Pashto, porém são faladas cerca de 50 línguas diferentes na região.
Economia- O Afeganistão é um país desenvolvido cuja economia é baseada principalmente na agricultura de subsistência. Alimentos como o milho, o trigo e a uva são muito cultivados. O setor industrial é fraco e pouco desenvolvido. Os principais recursos minerais extraídos do país são o petróleo, o cobre, o ferro, o carvão e o gás natural.
Geografia- O país localiza-se no Oriente Médio e possui cerca 652.225 km². A área tem relevo montanhoso e o clima (continental) oscila muito durante um dia. A precipitação anual fica em torno de 305 mm.
Política- Em 1979, os Soviéticos ocuparam o Afeganistão e apoiaram um governo marxista, porém sofreram ataques da guerrilha de algumas tribos. O país ficou divido entre combatentes da guerrilha e os apoiantes do marxismo. Esse grupos que dividiram o país lutaram durante vários anos, até que a URSS retirou seus soldados do Afeganistão. Um grupo de rebeldes, em 1992, tomaram Cabul ( a capital do país) e estabeleceram uma República islâmica provisória. Em 1996, os Taliban se apoderaram da capital e estabeleceram uma política fundamentalista extremista e opressiva. Em 2001, com o ataque terrorista ao EUA e a guerra que o país fez contra o terrorismo, interveio militarmente no Afeganistão e o regime taliban saiu do poder. Desde então, foi instituído um governo de transição com a participação do grupo de rebeldes do Norte.
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/afeganistao.html