Afeganistão
SILVA, Carolina Masete da
REPÚBLICA ISLÂMICA DO AFEGANISTÃO
Localizado no centro do continente Asiático, o Afeganistão faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã. Em 2012 foram contabilizados 33.4 milhões de pessoas em uma área de 652,225 km. A expectativa de vida da população é de 49 anos, tanto para homens quando para mulheres, e sua religião predominante é a islâmica. As línguas predominantes são o Dari e Pashto e a unidade monetária é o Afegani. Sua capital, e maior cidade, é Cabul, localizada no Vale do Rio Cabul com mais de 3 mil anos de história.
As principais exportações do país são para o Paquistão, Índia, Rússia e Irã, que compram frutas, castanhas, tapetes e lã, o que move aproximadamente $ 376.000.000, sem contar com as exportações ou reexportações ilícitas. Já as importações custam, aproximadamente, $ 6.390.000.000, e os principais parceiros são novamente Paquistão, Rússia e Irã com o acréscimo do Uzbequistão. Os principais produtos são máquinas, fertilizantes, têxteis, derivados de petróleo e alimentos industrializados.
O cultivo de ópio no Afeganistão representava 93% do cultivo mundial, segundo dados do jornal Folha de São Paulo, em 2007. A produção, ainda muito intensa, é considerada maior que a de cocaína na Colômbia e já levou o país a quase ser considerado um narco-Estado. Outros produtos da agropecuária são o trigo, frutas – romãs, damascos, uvas, melões e figos – nozes, amêndoas, pistache, cevada, algodão, lã, carne e peles de carneiro.
Também se produz na indústria afegã, em pequena escala, tijolos, tecidos, sabão, móveis, calçados, fertilizantes, roupas, produtos derivados de alimentos, bebidas não alcoólicas, água mineral, cimento, tapetes, gás natural, carvão e cobre.
HISTÓRICO
DAS ORIGENS AO SÉCULO XIX - Entre 2000 e 1500 a.C., o Afeganistão foi uma área de passagem de tribos indo-europeias em direção ao sul. A área foi ocupada primeiro pelos persas e depois conquistada