Aristoteles
O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) foi um dos maiores pensadores de todos os tempos. Seus escritos abordam praticamente todas as áreas do conhecimento da Grécia antiga. A obra de Aristóteles exerceu influência sobre quase todos os campos do saber moderno.
Infância e juventude
Aristóteles nasceu em Estagira, no nordeste da Grécia, em 384 a.C. Seu pai era o médico do rei da Macedônia, país localizado ao norte da Grécia.
Aos 17 anos, ele se mudou para Atenas, onde se tornou discípulo de Platão, outro famoso filósofo grego. Aristóteles estudou na escola de Platão, chamada Academia, até a morte do mestre, em 348 ou 347 a.C. Aristóteles, então, partiu de Atenas.
Carreira
Aristóteles viveu em várias cidades da Grécia e da Macedônia, até se tornar preceptor (professor particular) do filho do rei macedônio Filipe II. O príncipe se tornaria, mais tarde, o famoso conquistador Alexandre, o Grande.
Por volta de 335 a.C., Aristóteles retornou a Atenas, onde abriu sua própria escola, o Liceu, que passou a competir com a Academia. Durante o resto da vida, Aristóteles passou a maior parte do tempo no Liceu, dedicando-se a ensinar, pesquisar e escrever.
A filosofia e a matemática eram as matérias principais na Academia de Platão. Já o Liceu de Aristóteles abordava uma gama bem maior de assuntos, entre eles biologia e história. Aristóteles ensinava caminhando sob um pórtico coberto (peripatos, em grego). Por causa desse hábito, os estudantes da Academia ficaram conhecidos como “peripatéticos”.
Ideias
Os trabalhos de Aristóteles que chegaram até nossos dias preenchem mais de 2 mil páginas impressas. Incluem estudos sobre os mais diversos temas e resultam de anotações sobre as aulas que ele ministrava no Liceu. Também podem ter sido escritos para uso dos alunos como material didático.
Aristóteles deixou estudos sobre anatomia, astronomia, geografia, biologia, física, zoologia e