saffjsafb

3048 palavras 13 páginas
Suor (às vezes também chamado de transpiração) é a perda de fluido líquido, consistido principalmente de cloreto de sódio e uréia em solução, que é secretado pelas glândulas sudoríparas na pele de mamíferos.
Nos humanos, o suor é uma forma de excretar dejetos de nitrogênio, mas é também, e fundamentalmente, formas de regular a temperatura. A evaporação de suor da superfície da pele tem um efeito refrescante. Então, na água quente, ou quando o indivíduo sente calor por causa de exercício, mais suor é produzido. Suor é aumentado por nervosismo e náusea e diminuido por resfriados.
A transpiração excessiva também é chamada de hiperidrose ou hiper-hidrose.
Animais com poucas glândulas de suor, como os cachorros, conseguem resultados similares ofegando, evaporando água do revestimento molhado da cavidade oral e faringe.
O suor acumulado em certas áreas do corpo humano, tais como pés, axilas e virilhas podem ser atacados por fungos e bactérias, o que pode ocasionar odores desagradáveis 1 . Por isso é de extrema importância que haja uma higienização adequada desses locais. A quantidade do suor também pode variar entre as diferentes raças humanas, uma vez que a quantidade de glândulas sudoríparas pode variar entre pessoas de diferentes etnias2 .
Índice
[esconder]
1 Formas de perda do calor do corpo humano
1.1 A evaporação do suor
1.1.1 O papel da ventilação e da umidade relativa do ar na evaporação do suor
1.1.1.1 Umidade relativa do ar
1.1.1.2 Ventilação
1.1.2 Eficácia do resfriamento promovido pela evaporação do suor
2 Ligações externas
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas
Formas de perda do calor do corpo humano[editar | editar código-fonte]
Há três formas do corpo humano perder calor: por irradiação (ondas infravermelhas), por condução (pelo contato com substâncias mais frias, como o ar) e por evaporação do suor. Mas a perda de calor por irradiação e condução são limitadas pelo fato de que em ambas o calor é transferido sempre do corpo de

Relacionados