Aeroporto
Infra-estrutura aeroportuária
Aeroporto
Noite
Classificação de aeródromos
A infra-estrutura aeronáutica é o conjunto de órgãos, instalações ou estruturas terrestres de apoio à navegação aérea, para promover-lhe a segurança, regularidade e eficiência.
Dentro deste modelo compreende se os aeródromos e aeroportos e suas classificações.
Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
Os aeródromos se classificam em civis e militares.
Civis destinado ao uso de aeronaves civis.
Militares destinado ao uso de aeronaves militares.
Os aeródromos civis poderão ser utilizados por aeronaves militares, e os aeródromos militares, por aeronaves civis, obedecidas as prescrições estabelecidas pela autoridade aeronáutica.
Os aeródromos civis são de dois tipos classificados em públicos e privados. Os aeródromos públicos e privados serão abertos ao tráfego através de processo, respectivamente, de homologação e registro.
Os aeródromos privados só poderão ser utilizados com permissão de seu proprietário, vedada a exploração comercial.
Existe uma diferença básica entre um aeródromo e um aeroporto, sendo ele público ou privado um aeródromo torna se aeroporto quando é dotado de facilidades que dão conforto e comodidade a quem os utiliza. Podendo também ser de asa rotativa onde um heliponto é somente uma área de pouso e decolagem e um heliporto uma área de pouso e decolagem com as facilidades acima citadas.
Aeroporto
Aeroportos são os aeródromos públicos, dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
São facilidades o balizamento diurno e noturno, a iluminação do pátio, serviço contra-incêndio especializado e o serviço de remoção de emergência médica, área de pré-embarque, climatização, ônibus, ponte de embarque, sistema de esteiras para despacho de bagagem, carrinhos para