Aeroportos
[Digite o nome da empresa]
11/12/2012
2012
[Digite o nome da empresa]
11/12/2012
Concessão dos Aeroportos Brasileiros.
Concessão dos Aeroportos Brasileiros.
índice
Introdução 1
Vantagens 1
Desvantagens 1
Conclusão 2
Introdução
Há várias divergências na opinião publica em relação à concessões, devido ao fato de não esclarecimento total do modo como será feito o processo. Precisamos definir em primeiro lugar as diferentes formas de privatização, no caso, privatização total e concessão (parceria publica privada).
Na privatização, a empresa privada possui não só total poder de decisão, mas também total lucro da empresa. Ainda nessa modalidade o capital privado detém o espaço físico da empresa privatizada.
Na concessão, a empresa fará um arrendamento por tempo determinado pelo governo, e não terá a totalidade acionaria da empresa, sendo assim sua parte lucrativa proporcional à mesma. Nessa modalidade o capital privado não detém o espaço físico da empresa concedida. Durante o tempo de arrendamento a empresa privada terá metas de investimentos a serem cumpridas.
Com isso, o objetivo deste trabalho é melhor esclarecimento do que vem ocorrendo com os aeroportos brasileiros, ilustrando vantagens e desvantagens.
Vantagens
Diferentemente das privatizações na era FHC, as concessões serão por tempo determinado, ou seja, depois de um período de 20 a 30 anos, a UNIÃO voltará a gestão dos aeroportos. Durante esse período de administração privada, a INFRAERO ainda deterá 49% das ações dos aeroportos, tendo voz de decisão proporcional a sua participação acionária.
Ao conceder os aeroportos à iniciativa privada, se criaria a condições para a entrada de competidores nesse mercado, o que aumentaria a competição entre aeroportos. Isso resultaria num a busca de novas cidades a serem atendidas e uma descentralização de operações de aeroportos congestionados. Sendo assim resultando numa melhora geral na qualidade do serviço prestado, proporcionando