Aeroportos
Este conteúdo visa o aprendizado do tipo de pavimentação realizada nos aeroportos.
O que tem que ser realizado de forma especial e tentando diminuir gastos desnecessários e manutenções constantes.
AEROPORTOS
Os pavimentos de concreto apresentam muitas vantagens em aeroportos devido principalmente a sua grande durabilidade e geralmente são encontrados nas áreas de estacionamento de aeronaves de praticamente todos os aeroportos de médio e grande porte do Brasil.
Grande parte desses pavimentos é constituída por estruturas de concreto simples, que apresentam algumas limitações com relação ao tamanho das placas e controle da fissuração.
Modernamente temos visto experiências bem sucedidas com estruturas de concreto protendido, como as pistas do aeroporto do Rio de Janeiro, os pátios de estacionamento dos aeroportos de
Curitiba e Porto Alegre, caracterizando-se pela baixa espessura da placa e elevado espaçamento entre as juntas. Entretanto, há mais um tipo de pavimento que também é muito apropriado para aeroportos, que é o estruturalmente armado, que foi empregado com grande sucesso no aeroporto de Estocolmo, funcionando com excelente desempenho por mais de 30 anos.
Os pavimentos estruturalmente armados aos poucos vêm ganhando seu lugar na pavimentação, com expressivas obras na área industrial e aeroportos privados.
A fim de homogeneizar a linguagem, existem basicamente três tipos de pavimentos que empregam armaduras: pavimento com armadura distribuída, pavimento continuamente armado e pavimento estruturalmente armado.
• O mais comum é o pavimento com armadura distribuída, cuja única função é controlar a fissuração do concreto.
• O segundo tipo, muito popular nos EUA e em alguns países da Europa é o continuamente armado, que se caracteriza por não apresentar juntas de retração e o pavimento acaba ficando com fissuras igualmente espaçadas e com abertura máxima calculada em projeto.
• Finalmente, temos o pavimento