serviço social
Como está escrito na própria Constituição Federal no artigo 3º, o sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência, provendo-lhe a assistência e recursos necessários para os momentos de infortúnios.
É a segurança social, segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade. , porém, a crise econômica que assolou os pais, houve uma redução nas políticas publicas.
O contexto que se desenvolvem um conceitos de vulnerabilidade social, onde pobreza e exclusão social tornam frutos de luta entre classe burguesa e a classe mais desfavorecida isso expressam muita desigualdade social como relata a autora Yazbek a pobreza e a exclusão são resultado de uma questão social, o analise , no entanto no alivio e combate da pobreza e da miséria entre população considerada pobre pelo estado.
Esse termo exclusão cresce muito através da mudanças econômicas, que vira uma serei de características que podem definir como a falta de saúde decente, falta de uma boa educação e moradia para todos e etc , mas segundo o autor Jose Martins todos os cidadão estão incluídos na política social, não existe exclusão mais sim uma inclusão muito precária
Um fator importante é a vulnerabilidade social, que acaba destacada no texto da Dieese, mostrando que a questão do conceito de vulnerabilidade voltada as relações de trabalho, pois a crise econômica como já citamos acabou abalando as relações de emprego do Brasil.
Aos aspectos de vulnerabilidade, pobreza e exclusão são consequência de uma péssima formulação de políticas publicas.
Diante de todo os texto mostra relação com á carta de Maceió, dando a entender que a seguridade social é possível sim,