advogado e cliente
VALQUIRIA LINO – RA: 8208951930
O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS?
NOVEMBRO – 2014
CAMPINAS – SP
VALQUIRIA LINO – RA: 8208951930
O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS?
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia e Ética Jurídica, como subavaliação do segundo semestre do curso de Direito.
Profª: Isabella Dias
NOVEMBRO – 2014 CAMPINAS – SP II
Introdução
Vemos hoje em dia, não só no Direito, mas em todas as funções de nosso país ou talvez do mundo, tratamento diferenciado entre pessoas de diferentes níveis sociais, e estamos estudando, muitos advogados cometem esse tipo de erro, e fica a pergunta, o advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?
III
O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NIVEIS SOCIAIS?
Sim, o advogado que diferencia os seus clientes por níveis sociais, com certeza comete falta de ética. O advogado está, em primeiro lugar, a serviço da justiça, mas direta e secundariamente, a serviço de quem o constitui, lembrando que o primeiro dever posto pelo código de ética é informar o cliente, de forma clara e inequívoca, em relação aos eventuais riscos da sua pretensão e das consequências que poderão advir da demanda. “Art. 8º. O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda”. O advogado tem o dever de tratar seus clientes com igualdade, mesmo os clientes de vários níveis sociais, sabendo que todos estão em busca de seus direitos perante a lei. O advogado não pode garantir ao cliente que seu direito será reconhecido e, se o for, na plenitude pretendida. E esse dever da