adversidade e tolerancia
Devido à imigração é possível num país, ou mesmo, numa cidade, a existência de diversos núcleos culturais. Perante a existência de seres humanos com normas e hábitos culturais diferentes, as pessoas podem assumir atitudes e condutas muito variadas.
Perceber qual a postura que cada um de nós toma perante a diversidade de pontos de vista, de valores, de ideologias e de tradições culturais é o objetivo do núcleo gerador
Dada a dificuldade evidenciada por algumas pessoas em caracterizar/definir as suas atitudes perante culturas diferentes, apresentam-se abaixo as perspetival mais comuns face à diversidade cultural.
Problematiza-se também a questão da tolerância, a qual pode ser analisada à luz dos valores das novas gerações e das minorias e não apenas face a diferenças culturais.
Etnocentrismo
As pessoas que observam as outras culturas em função da sua própria cultura, tomando-a como referência para avaliar e hierarquizar as outras tomam uma atitude etnocêntrica. Isto é, consideram a sua cultura como modelo para as outras, não conseguindo avaliar de uma forma crítica e imparcial os seus valores culturais. Desenvolvem um sentimento de superioridade em relação aos elementos das culturas estrangeiras/diferentes com que têm de coexistir. Manifestando incompreensão em relação aos aspectos das outras culturas. O etnocêntrico revela-se incapaz de aceitar os que não adoptam modos de vida semelhantes aos seus.
Para preservar as características da sua cultura o etnocentrismo pode assumir as seguintes atitudes: – Xenofobia: ódio em relação aos estrangeiros. – Racismo: repúdio de determinados grupos étnicos. – Chauvinismo: patriotismo fanático.
Relativismo Cultural
Os defensores do relativismo cultural perspetivam os valores das outras culturas a partir dos seus próprios valores e não dos valores das culturas em causa. No entanto, ao contrário do etnocentrismo defende a tolerância face às diferentes