historia medielva
1266 palavras
6 páginas
O papel do professor de historia na defesa de uma educação inclusiva.“Diversidade e direito a diferença”
Abordar este assunto em tempos de povos fazendo suas manifestações “pacíficas” pela igualdade e reestruturação da educação através de transporte escolar, melhor salários ao profissional da educação não temos um tema novo temos mais uma vez um grupo de lutando pela igualdade de todos. As tantas reivindicações faz o professor parar e analisar o currículo escolar, desafios,e o mais importante o ator principal “alunos novos” , com pensamentos diferentes, talvez uma nova realidade social, diferentes religiões e assim o por diante.
“A adversidade é um tema que envolve profissionais, pesquisadores e militantes políticos nos debates que se realizam no campo dos direitos humanos”- Maria Lucia Silva Barroco2. Com isso o profissional da educação a cada ano tem que renovar-se reciclar-se para aprender a conviver com os novos tempos. Podemos observar que todos os anos profissionais tentam a reformulação dos currículos escolares, porque os tempos exigem esta adaptação pois as escolas tem o dever de adaptar-se ao mundo, nosso alunos tem formas diferentes de pensar ver agir e interpretar. Reorganizar novas formas de trabalhos para formar novos profissionais capazes com pensamentos concretos e autonomia, mas para que isso se concretize entramos no estudo da diversidade e direito o que devemos compreender que a uma diferença entre esses dois temas que embora parecidos apresentam diferenças.
Grupos sociais que diferenciam-se dos demais de certa forma ainda sofrem discriminações e preconceitos, isso acontece porque ainda não estamos preparados para as diferenças, que não são aceitas na sociedade. Onde entramos nas questões de ética e política, onde há muita resistência pelo reconhecimento do direito à diferença, uma das dimensões dos direitos humanos. Entrando neste assunto destacam-se determinados valores que estão na nossa sociedade a muito tempo os quais devem