Jorge e João, amigos de longa data, constituíram a sociedade Pereira & Costa Comércio e Indústria de Móveis.
JORGE … , na qualidade de sócio igualitário da sociedade Pereira & Costa Comércio e Indústria de Móveis, (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG nº. .... e CPF nº …. , com residência e domicílio na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., vem, perante V. Exa., com o devido respeito, por seu advogado adiante assinado e cumprindo o art. 39, I, do CPC, “ut” instrumento procuratório, em anexo, assina, com a finalidade de propor.
AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA contra JOÃO … , na qualidade de sócio igualitário da sociedade Pereira & Costa Comércio e Indústria de Móveis, (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG nº. .... e CPF nº …. , com residência e domicílio na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., e a sociedade Pereira & Costa Comércio e Indústria de Móveis (qualificação e endereço na forma do art. 282, inciso I do CPC), com base no art. 1029 c/c 1031, ambos do CC, apresentando as seguintes razões de fato e de direito:
DOS FATOS
As partes do processo eram amigos de longa data, constituíram a sociedade Pereira & Costa Comércio e Indústria de Móveis há muitos anos atrás.
As afinidades eram muitas, mas, com o passar dos anos, as diferenças vieram à tona. Entretanto, as dificuldades do mercado acabaram contaminando a relação entre os sócios, que frequentemente passaram a brigar. No ápice de uma discussão, chegou a haver agressão física: João desferiu dois socos na face de Jorge.
Tentou-se chegar a um consenso acerca de eventual compra das quotas de Jorge por João, o que não foi possível. Tentou-se também a alienação das quotas de Jorge a um terceiro, o que não contou com a anuência de João, consequentemente, só resta ao Autor propor a presente ação para se retirar da sociedade e apurar os seus haveres.
DOS FUNDAMENTOS
A manutenção da sociedade tornou-se insustentável, pois, o affectio societatis, elemento