Adulto E Idoso
Agostinho-FSA
Disciplina: Nutrição do
Adulto e Idoso
Professora: Daniela Fortes
Úlcera de
Pressão
Teresina,PI
2014
Ac. Ângela Karolyne
Ana Teresa
Jocélia Lima
Layane Viera
Mayla Cristina
Introdução
De acordo com a National Pressure
Ulcer Advisory Panel (NPUAP), as úlceras de pressão (UP) são definidas como “áreas localizadas de morte celular que tendem a se desenvolver quando o tecido macio é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície externa por um prolongado período de tempo.
Existem vários sistemas de classificação que estadiam as úlceras conforme a profundidade dos tecidos acometidos. A mais utilizada é a proposta pela NPUAP, que define quatro estágios. oEstágio I : eritema não-esbranquiçado de pele intacta, precursor da ulceração da pele. oEstágio II : lesão parcial da pele, envolvendo epiderme e/ou derme. oEstágio III : lesão total da pele envolvendo dano ou necrose da camada subcutânea, mas não completa. oEstágio IV : grande destruição com presença de tecidos necróticos ou dano nos músculos, ossos ou estruturas de suporte(por exemplo, tendões e cápsulas articulares).
*imagem
oA
distribuição das UPs é divida em dois grupos, nos jovens, a maioria com prejuízos neurológicos e em pessoas idosas. O grupo da população geriátrica conta com 70% de todas as úlceras de pressão. oPacientes idosos tem alto risco de desenvolver úlcera de pressão, a incidência de úlcera estágio II ou mais graves pode ser de 1,2% em idosos hospitalizados. oO estado nutricional inadequado prejudica a elasticidade da pele. A longo prazo leva anemia e à redução do oxigênio para tecidos. oDevido ao alto grau de morbidade associado aos idosos e com envelhecimento geral da população, espera-se que aumente a incidência de pacientes com UP.
Apesar de serem um grande problema, nestas unidades, as úlceras não são exclusividade destes pacientes e ocorrem em qualquer local em que o paciente tenha mobilidade prejudicada ou quando eles são mantidos por um