Psicologia do Adulto e Idoso
Decidi começar este trabalho tentando fazer uma pequena reflexão sobre o marco inicial que nos permite enxergar indícios do nascer de um adulto. Obviamente, a primeira coisa que nos vem a cabeça são pequenas características que constituem uma identidade, e que passam por uma longa jornada de aprendizado até conseguir atingir uma maturidade estável.
Desta forma, ao analisar uma personalidade adulta, devidamente enquadrada nas expectativas que a sociedade exige, deve-se levar em conta os fatores que influenciaram a evolução da maturidade propriamente dita. Seriam estes fatores apenas biológicos, sociais, psicológicos ou apenas jurídicos? Definitivamente, todos esses fatores fazem parte da evolução natural de um indivíduo, tanto o que está ao seu redor, como aquilo que habita o seu interior. A partir do momento em que a sociedade (meio externo) exige algo a mais de você, sua resposta primeiramente é algo interno. Considero esse processo evolutivo em particular, muito pessoal e relativo, pois depende de muitos fatores, principalmente culturais.
Voltando para os quatro aspectos que foram mencionados, gostaria de falar um pouco mais aprofundado sobre cada um deles, baseando-me no texto de Ari Batista de Oliveira:
O aspecto social se baseia nos padrões que a sociedade exige para que haja reconhecimento da independência do indivíduo para assumir a responsabilidade de contribuir para o meio em que vive, por exemplo, ao plano econômico. Este, definitivamente, é o fator que mais impulsiona para um amadurecimento precoce de muitos jovens na realidade em que vivemos. É normal e saudável, o um jovem buscar esse amadurecimento em um emprego, por exemplo, pois exige que seja construída uma responsabilidade em cima de cada