Adubação Verde
1. Introdução
A adubação verde é uma técnica que consiste no cultivo de espécies vegetais capazes de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, assim aumentando sua capacidade produtiva. Isso ocorre, pois há depósito de matéria orgânica não decomposta (restos de folhas e galhos, etc.) sobre o solo como cobertura morta ou através de incorporação.
A adubação verde pode ser realizada com espécies leguminosas e gramíneas, em grande parte das situações há preferência pela leguminosa, pois esta, entre suas vantagens, é capaz de realizar a fixação biológica, assim disponibilizando maior quantidade de nitrogênio para a cultura agrícola em questão. As gramíneas, são bastante interessantes também, pois possuem maior quantidade de carbono, e por se decomporem de forma mais lenta ficam mais tempo sobre o solo.
Estas espécies podem ser cultivadas em consórcio ou rotação de cultura.
A adubação verde pode ser realizada com diversas espécies vegetais, podendo esta ocorrer em rotação de cultura ou em consórcio. Há preferência por espécies leguminosas, pois estas, entre suas vantagens, têm capacidade de realizar a fixação biológica, disponibilizando maior quantidade de nitrogênio para as culturas de interesse agrícola em questão.
Há destaque para as gramíneas pelo fato de terem maior quantidade de carbono, por isso se decompõem mais lentamente, permanecendo por mais tempo sobre o solo.
Ocorre também o aumento da atividade biológica que gera o incremento dos exsudados, crescimento das populações da microfauna, mesofauna e micorrizas, as quais contribuem com a absorção de fósforo e atuam na decomposição da matéria orgânica.
Outras vantagens da adubação verde, é que promovem a ciclagem de nutrientes no complexo solo-planta, previnem o solo contra erosão, além de controlarem alguns parasitas (nematóides).
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0006-87051972000100008&script=sci_arttext