Adsorção
Adsorção
Abril de 2012
Introdução
Observar o processo de adsorção do carvão ativado no tratamento de água. O objetivo deste experimento é remover as impurezas e substâncias dissolvidas na água.
Materiais Utilizados
1 Erlenmeyer de 250 mL.
1 Bureta
1 Pipeta de 10 mL
1 Funil
Papel de filtro
Ácido acético 0,01M
Hidróxido de sódio 0,5M
Carvão ativo
Fenolftaleína
Procedimento Experimental
Adsorção em carvão ativado: Corantes
Em um béquer foi colocado uma colher de chá cheia de carvão ativado. Em seguida adicionado um suco preparado de cor roxa, até o volume aproximado de 50 mL. A mistura foi agitada durante cinco minutos. Logo depois foi preparado o papel filtro dentro do funil e despejado a mistura de suco com o carvão.
Adsorção em carvão ativado: Ácido Acético
Foi pesado em um erlenmeyer 0,25g de carvão ativado. Depois colocado no mesmo erlenmeyer 50 mL da solução de ácido acético e agitado por trinta minutos. Em seguida foi filtrada a mistura, e utilizado 10 mL da amostra e titualdo com hidróxido de sódio 0,5 M, utilizando a fenolftaleína como indicador.
Resultados e discussões
No Primeiro experimento, envolvendo o refresco de cor roxa, após os cinco minutos de agitação da mistura, o carvão foi filtrado e notado uma mudança de cor do roxo para incolor, sem nenhum vestígio de que a água era roxa.
No segundo experimento, depois de agitar a mistura de acido acético 0,001M e carvão ativado, aparentemente, não se nota nenhuma mudança. Então foi feita a titulação com hidróxido de sódio e visto q gasto 2,8 mL de hidróxido, foi feito utilizado a seguinte fórmula para saber a concentração final da solução