ADs FILOSOFIA Aula 9
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Adilson Meirelles
Matrícula 14213110161
Polo: Nova Iguaçu
AD2: Atividade Aula 9
Questões :
1. Explique os conceitos de Polis, Civitas e República, diferenciando-os.
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
3. Por que se atribui aos gregos e romanos a invenção da política? Que novas características eles acrescentaram às noções de autoridade e poder?
Respostas:
1. Polis (grego) e Civitas (latim) é a cidade, formada por seus cidadãos. Podemos entendê-la como
qualquer comunidade organizada, disposta em um espaço
geográfico. A República (latim), ou Ta Politika (grego), engloba, para além dos conceitos geográficos de cidade, o sistema de gestão dessa comunidade. Sua organização administrativa, sua economia, regras e costumes, a organização do sistema de defesa desse conjunto, e sua interlocução com outras res publicas.
Segundo Marilena Chauí (2000), Polis e Civitas “correspodem (imperfeitamente) ao
... Estado...conjunto das instituições públicas e sua administração pelos membros da
Cidade”, e res publica “corresponde (imperfeitamente) ao que designamos modernamente por práticas políticas, referindo-se ao modo de participação no poder, aos conflitos e acordos na tomada de decisões e na definição das leis e de sua aplicação, no reconhecimento dos direitos e das obrigações dos membros da comunidade política e às decisões concernentes ao erário ou fundo público”.
2. Despotismo é uma forma de poder exercida, de forma pessoal e arbitrária, por uma única pessoa. Nesta estão personificados as decisões sobre a “lei”, riquezas e ações militares, alianças e modo de interlocução com outras comunidades. o déspota poderia ter assessores e conselheiros, com os quais deliberaria sobre os assuntos e decisões a serem abordados, mas essas delibraçãoes passariam ao largo da publicidade e a decisão final seria única e exclusivamente dele. Tal