ADs FILOSOFIA Aula 10
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Adilson Meirelles
Matrícula 14213110161
Polo: Nova Iguaçu
AD2: Atividade Aula 10
Questões :
1. Relacione Política e Justiça, na visão grega. Como explicam a Polis e entendem a Justiça os sofistas, Platão e Aristóteles?
2. Como Platão e Aristóteles entendem os regimes políticos? Como estava organizado o poder político entre os romanos?
3. O que é poder teocrático? Como e quando ele existiu no Ocidente? Qual era a sua justificação teológica?
4. Que novidades encontramos na concepção política de Maquiavel? Mostre as diferenças na noção de contrato social entre Hobbes e Rousseau.
5. Que ideias novas traz a teoria política liberal? Quais as duas faces das revoluções modernas e como elas entendem a ideia de revolução?
Respostas:
1. “Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade”(CHAUÍ,
2000). Podemos entender nessa afirmação que a política nasce da necessidade de organizar o inter-relacionamento dos homens dentro da comunidade, satisfazendo suas necessidades individuais e coletivas, definindo o papel social de cada um e fazendo cumprir as leis que regem aquela comunidade.
Os sofistas entendiam a política como uma convenção/pacto entre os homens ao perceberem que a vida em comunidade lhes é menos árdua do que em isolamento.
Sua Justiça é estabelecer suas regras de convivência e poder modificá-las, também por pacto ou convenção, concordando com a mudança de conjuntura. Em oposição às ideias dos sofistas, Platão e Aristóteles defendem que a política, vida em comunidade, é algo natural ao ser humano, consequência de sua capacidade de comunicação e raciocínio e que sua socialização se dá naturalmente. Mas divergem entre si quanto ao conceito de justiça. Para Platão ela é um equilíbrio entre três partes
(almas nos homens ou classes na polis), mantido pela prevalência de uma delas (a
1
Universidade Federal Fluminense – UFF