ADs FILOSOFIA Aula 13
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Adilson Meirelles
Matrícula 14213110161
Polo: Nova Iguaçu
AD2: Atividade Aula 13
Questões :
Leia o capítulo "Visões da Modernidade" de Eduardo Jardim de Moraes e Kátia Muricy e responda: 1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?
2. Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?
3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?
4. Como Foucault analisa o poder nas sociedades modernas e como se dá a produção da verdade, segundo ele?
Respostas:
1. Ela deixa de ser um conjunto de ações para a vida prática em favor de tornar-se um mero resolvedor de questões técnicas, assumindo assim o ônus de eliminar os entraves para o crescimento da economia.
2. Habermas propõe que a política, aqui racionalidade, assuma uma dualidade no conceito. Tanto deve se portar como aquela “racionalidade pura” da tecnicidade quanto uma “racionalização” embasada na comunicação e discussão livre como chave para determinar o que é agir racionalmente em prol da resolução dos conflitos.
3. Hanna Arendt pensa a crise da autoridade como uma consequência das crises e decadência da Filosofia e das religiões. No vácuo dessa perda da autoridade (aquele poder/autoridade quase natural do Homem) surge o homúnculo que usa da força, do terror para manter o Homem sob seu jugo. Destrói as estruturas políticas e sociais existentes, e se apresenta como uma “força da natureza”, ou “vontade de Deus”, ou ainda “resgate das massas”. Elimina a liberdade e o pensar. E promove o isolamento dos Homens, com isso eliminando o compartilhamento inclusive de ideias.
4. Focault analisa que o poder contemporâneo não é uma manifestação de força dos governos, mas uma articulação entre saber e poder. Esse ciclo leva à produção da
1
Universidade Federal