ADs FILOSOFIA Aula 3
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Adilson Meirelles
Matrícula 14213110161
Polo: Nova Iguaçu
AD1: Atividade Aula 3
Questões :
1. A Filosofia tem uma divisão periódica mais usualmente aceita como sendo a
Filosofia Antiga, depois a Medieval, a Moderna e, por fim, a Contemporânea.
Na Filosofia Antiga vemos uma abordagem mais contemplativa em relação à natureza, evoluindo de uma primeira fase de busca do conhecimento da origem do mundo para uma racionalização das verdades religiosas em uma terceira fase – preparando a transição para o próximo período-, passando pela gradual aceitação de uma ideia de individualização do ser humano em detrimento da vida na “polis”.
No período Medieval aproximam-se mais a Filosofia e a Teologia, com a conciliação dos ensinamentos de Aristóteles e Cristo (razão e fé), consagrada por São Tomás de Aquino.
Nota-se uma forte orientação religiosa no pensamento científico, e o homem migra da
“vida política” para a Igreja.
A Filosofia Moderna consagra o indivíduo como moldador do meio em que vive, e neste período podemos destacar 3 fases. Na Renascença o homem passa a ser visto como centro de um Estado que ele é capaz de alterar e que serve ao bem individual. Após a
Renascença o racionalismo clássico moderno enfatiza ainda mais que o homem deve se valer do que for racionalmente necessário para ser o senhor do mundo e estabelece-se o conceito de contrato social, em que os indivíduos transferem ao Estado o poder de legislar em prol do bem comum e da manutenção da vida. No Iluminismo reforça-se a crença de que pela razão o homem pode se tornar perfeito e alcançar seu progresso. Kant defende a autonomia do indivíduo, associada à responsabilidade por suas ações, até em confronto à lei do Estado. Reforça, entretanto, que o homem nunca é autônomo, mas sim, persegue a autonomia, e que há uma dificuldade em combinar a autonomia de um com a de outrem.
1
Universidade