ADs FILOSOFIA Aula 4
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Adilson Meirelles
Matrícula 14213110161
Polo: Nova Iguaçu
AD1: Atividade Aula 4
Questões :
1. Segundo Sócrates, a Filosofia é a busca pela verdade e é um modo de vida. Já Platão a vê como o encontro da sabedoria, tornando-se então doutrina, com delimitação de escopo e conteúdo. A diferença gritante entre os dois é que o administrador que pensar como Sócrates permanecerá em infinda busca, enquanto que o platônico tentará aplicar sua verdade alcançada ao seu dia-a-dia.
2. Nem sempre o melhor governante é o que sabe mais. Algumas vezes o mais ignorante tomará a melhor decisão por puro instinto. Mas o homem mais sábio, com mais conhecimento terá sempre mais base de comparação para tomar a melhor decisão. Isso não significa que o fará. Poderá optar por não fazer o bem, não fazer o melhor. 3. A hierarquia proposta por Platão é baseada no conceito de que o filósofo viu encontrou a verdade absoluta, e que a adoção e aceitação desta seriam responsáveis por dirimir todas as dúvidas, resolver todas as contendas e manter a paz da sociedade.
O Filósofo seria então apenas o profeta ou implementador desta verdade. A dificuldade em aceitar essa premissa é que aquele filósofo deveria ser moralmente perfeito e o resto da sociedade precisaria abrir mão de todas as suas opiniões e convicções, inclusive da dificuldade em aceitar aqueles que são diferentes. Como isso me parece impossível devido à natureza humana acho que o modelo mais adequado é um híbrido entre Platão e os conceitos de autonomia de Kant.
Um bom serviço à administração pública seria prestado por aqueles administradores que não
1
Universidade Federal Fluminense – UFF
Curso de Graduação em Administração Pública se encastelassem em seus postos e tivessem a humildade de ouvir os “filósofos” ao seu redor, inclusive subalternos, respeitando a autonomia alheia e exercitando a sua própria,
“filosofando”