ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL
Visando a melhor definir a amplitude e objetividade do estudo, a pesquisa concentrou-se nas seguintes práticas de Contabilidade Gerencial: métodos de custeio, análise das relações custo-volume-lucro, métodos de predeterminação de custos, elaboração e uso de planos orçamentários.
A escolha de tais práticas, de forma alguma, as caracteriza como de maior importância entre aquelas que compõem o conjunto de instrumentos de que faz uso a Contabilidade Gerencial. Além da natural circunscrição de escopo que deve ser dada a um trabalho desta natureza, a opção por tais práticas é fruto de observações quanto à intensidade das discussões apresentadas na literatura pertinente sobre a adequação e efetividade com que as mesmas se alinham às necessidades informacionais da gestão empresarial.
Sendo assim, o que está implícito no estudo de cada uma das práticas objeto deste estudo é, na realidade, um contraponto de conceitos passíveis de serem aplicados, tendo em vista aqueles mais recentemente enfatizados pela literatura.
Na prática referente aos Métodos de Custeio, a pesquisa centra-se na forma de mensuração a ser adotada, frente aos objetivos de sua utilização gerencial. Tem-se então a possibilidade de utilizar o Método por Absorção, o Método Baseado em Atividades(ABC), e o Método Variável.
Quanto à prática Análise de Relações Custo-Volume-Lucro, é pesquisado seu uso pelos tomadores de decisão, inclusive considerando-se a técnica que melhor a representa, que é o estudo do Ponto de Equilíbrio.
Na prática Métodos de Predeterminação de Custos o enfoque da pesquisa é dado à aplicação dos métodos do Custo-Padrão e Custo-Meta como instrumentos de determinação antecipada do melhor custo possível a ser incorrido, ou permitido.
Na prática Elaboração e Uso de Planos Orçamentários, este estudo verifica, além do processo qualitativo, as possíveis formas de Orçamento Fixo