A.L.-2.1 Concentração de soluções
Enquadramento Teórico
Com esta atividade laboratorial, tem-se por objetivo aplicar os conhecimentos teóricos sobre medição e medida. Pretende-se assim efetuar as medições do mesmo volume, em diferentes equipamentos, para verificar se apresentam o mesmo rigor, compreender como se registam os resultados das medições em função do equipamento, igualmente se quer registar o tipo de erro (sistemático/acidental), que possa ter influenciado os resultados obtidos. Quer-se provar também que uma alta precisão é igual a alta exatidão.
Na experiência B, tem que se compreender o significado das inscrições nos instrumentos de vidro (gobelé, balão volumétrico e pipeta volumétrica) e a precisão das diferentes medidas, tendo em atenção os objetos usados. A medição é o conjunto de operações que pretende determinar o valor de uma grandeza.
A medida resulta da medição. Exprime-se por um valor numérico, seguido, normalmente, de uma unidade adequada.
A exatidão é a aproximação entre o resultado da medição e o valor real da medida, determina o erro. É afetada na maior parte das vezes pelos erros sistemáticos (erros cujo o motivo pode ser identificado, esses erros, alguns, podem ser corrigidos de uma forma fácil, em casos difíceis recorre-se a uma análise cuidada). A exatidão é tão grande quanto maior for a proximidade entre o resultado da medição e o valor real.
A precisão (ou repetibilidade) é a aproximação entre os resultados de medições sucessivas de uma mesma medida, efetuadas nas mesmas condições de medição, determina o desvio. A precisão é afetada normalmente pelos erros acidentais (erros que surgem até em situações de grande cuidado operacional e tem uma origem desconhecida ou imprevista, não se podendo dizer como afeta o resultado final, o erro acidental varia aleatoriamente, podendo ser diminuído, mas nunca eliminado). Esta é tão grande quanto maior for a proximidade entre várias medições