Adorno
A investigação de Adorno e Horkheimer quanto ao conceito de esclarecimento parte da percepção de que a busca pelo esclarecimento é a busca pela superação do medo, ao mesmo tempo em que coloca o homem na posição de senhor da natureza e de outros homens. Esta busca pelo esclarecimento, que é a busca pelo saber, é o que diferencia o ser humano. O projeto do esclarecimento era a demitologização do mundo, através da ciência e da técnica. “Não deve haver nenhum mistério, mas tampouco o desejo de sua revelação”.
1
A própria forma de sentir está subordinada ao sistema econômico. "Os sentidos já estão condicionados pelo aparelho conceitual antes que a percepção ocorra, o cidadão vê a priori o mundo como a matéria com a qual ele o produz a si próprio".
2
Na dialética do esclarecimento eles concebem a história do pensamento como um constante processo de auto-destruição das formas de pensar, culminando na razão instrumental, que transforma a razão em técnica. " A técnica é a essência desse saber, que não visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o método, a utilização do trabalho de outros, o capital"
Essa instrumentalização do pensamento teve enorme influência dos iluministas, principalmente de Kant, que entende a razão como " a saída do homem de sua menoridade, da qual é o próprio culpado". Após a dominação do pensamento pelo homem, este domina a natureza e, consequentemente, toda a sociedade, estabelecendo uma ordem de classses, onde os detentores do