Adolescência: tornar-se jovem
FISIOTERAPIA 1ºSEM – TURMA 23
ADOLÊSCENCIA: TORNAR-SE JOVEM
Luana Alcântara
Psicologia- Profª Denílson
SOBRAL/CE
2014
1. O que é adolescência? Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
2. A adolescência é uma fase natural do desenvolvimento humano? A adolescência não é uma fase natural do desenvolvimento humano, mas um derivado da estrutura socioeconômica. Em outras palavras, nós não temos adolescência e sim adolescentes.
3. Existe diferença entre adolescência e juventude? As palavras adolescência e juventude não têm uma definição precisa. Vários estudiosos dizem que a adolescência é a fase que vem depois da infância e antes da juventude. Chegam a afirmar que a adolescência começa por volta dos doze anos e termina por volta dos dezoito.
Já no senso comum, no dia a dia das pessoas, o termo adolescência é pouco usado. Dá-se preferência ao termo juventude para designar tanto o menino ou a menina após a puberdade quanto o jovem adulto.
4. Por que a adolescência não é igual para todos os jovens? A adolescência é uma fase típica do desenvolvimento do jovem de nossa sociedade. Isso porque uma sociedade evoluída tecnicamente, isto é, industrializada, exige um período para que o jovem adquira os conhecimentos necessários para dela participar. Essa concepção parece correta, já que o adolescente precisa para enfrentar determinadas profissões de uma preparação muito mais avançada que a das sociedades primitivas. Mas não se pode dizer que todo adolescente de nossa