Gravidez na adolescencia
É importante não esconder a gestação dos familiares, pois pode afetar diretamente a saúde da mãe e do bebê, já que o pré-natal deve ser iniciado imediatamente após a confirmação da gestação. A futura mãe deve ser muito forte e ter consciência de que precisa suportar muita coisa para que o bebê não se sinta indesejado, pois agora que a gravidez é um fato, não há o que fazer, se não, amar e cuidar do bebê que está por vir. A gravidez que surge durante a adolescência deve servir de lição e não se repetir, pois a mãe adolescente precisa amadurecer e se tornar responsável.
Entre as mais comuns causas de uma gravidez não planejada, principalmente na adolescência, destaca-se a falta de prevenção. Além da instrução dada pela família e pela escola, os adolescentes devem ter a própria consciência de seus atos. O namoro na adolescência induz os adolescentes a terem atos íntimos mais cedo, porém, namorar na adolescência não é muito aceito como causa de uma gravidez na adolescência, já que existem diversos meios de prevenção bastante acessíveis e, principalmente, de conhecimento dos jovens adolescentes.
Muitas vezes o diálogo com a família não é muito fácil, por várias causas que incluem a própria timidez de pais e filhos, mas os familiares devem estar atentos, sempre alertando para a necessidade de métodos. Assim que passar pela primeira menstruação, a adolescente deve ser encaminhada para uma consulta ao ginecologista que, com uma conversa bem franca, poderá fazer a jovem entender melhor sobre o funcionamento do