Gravidez na adolescência causas e consequências.
A gravidez na adolescência é um quadro bastante comum no Brasil. Acompanhe as principais causas e consequências de uma geração precoce. Um assunto muito polémico e que envolve muitos factores de causas e consequências, uma gravidez indesejada na adolescência pode transformar a vida dos jovens pais e de seus familiares. Muitas vezes ser considerada um “problema”, principalmente nos primeiros meses, uma fase de adaptação e de aceitação de que um nova vida está sendo gerada.
Entre as principais dúvidas acerca da gravidez indesejada na adolescência estão as questões: como os adolescentes devem agir? Como contar para os pais? Quais as consequências físicas e psicológicas para os pais e o bebé? A seguir, confira essas e outras repostas sobre as causas e também prevenção da gravidez indesejada na adolescência. Gravidez na adolescência como agir?
A adolescência é uma fase da vida muito importante. São os anos em que os jovens dedicam-se aos estudos, fazem planos para o futuro e criam expectativas. Uma gravidez durante a adolescência é na maioria das vezes um susto para a futura mãe, que se vê perdendo a vida diante da situação. Encarar a responsabilidade de se tornar adulto antes da hora e assumir o erro da gravidez indesejada, a princípio, pode ser um grande motivo de desespero para o jovem casal.
É importante não esconder a gestação dos familiares, pois pode afetar diretamente a saúde da mãe e do bebê, já que o pré-natal deve ser iniciado imediatamente após a confirmação da gestação. A futura mãe deve ser muito forte e ter consciência de que precisa suportar muita coisa para que o bebê não se sinta indesejado, pois agora que a gravidez é um fato, não há o que fazer, se não, amar e cuidar do bebê que está por vir. A gravidez que surge durante a adolescência deve servir de lição e não se repetir, pois a mãe adolescente precisa amadurecer e se tornar responsável.
Principais causas da gravidez na