Adolescentes E O Espirito Santo
Introdução
O estudo desta semana é muito interessante, pois fala de um assunto que nos chama muita atenção e que faz parte da realidade de nossa igreja. Então, estaremos estudando sobre o enchimento do Espírito Santo, o que é ser cheio do Espírito e os resultados desse enchimento. Podemos perceber a importância desse assunto, principalmente, no meio dos adolescentes, pois o que acontece freqüentemente nesse meio é que muitos não têm entendimento do que é ser cheio do Espírito Santo e acabam vivendo de uma forma que a Bíblia não nos ensina. A Bíblia nos mostra que as pessoas que tiveram experiências com o Espírito Santo obtiveram vários dons (línguas, cura, profecia, etc.), mas também tiveram suas vidas transformadas.
O que é “ser cheio do Espírito Santo”?
O termo ainda mais comumente usado no Novo testamento é “ser cheio do Espírito Santo”. Paulo diz aos efésios: “Não se embriaguem com o vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5:18, NVI). Ele usa o verbo no imperativo negativo que poderia ser traduzido de modo mais explícito por “sejam continuamente cheios pelo Espírito Santo”, dando a entender, assim, que isso é algo que deve acontecer continuamente entre os cristãos. É apropriado entender o enchimento do Espírito Santo não como uma experiência única, mas como um evento que pode ocorrer várias e várias vezes na vida de um cristão.
Alguém poderia dizer que uma pessoa que já está “cheia do Espírito” não pode tornar-se mais cheia. Uma analogia com o balão pode nos explicar bem essa objeção. Um balão pode estar cheio de ar mesmo que tenha pouco ar dentro de si. Quanto mais ar é soprado para dentro dele, mais o balão se expande e em certo sentido fica “mais cheio”. É assim conosco; podemos estar cheios do Espírito Santo e ao mesmo tempo também sermos capazes de receber muito mais do Espírito Santo.
Resultados do enchimento do Espírito Santo:
A ação do Espírito Santo na vida do ser humano produz