Deliquência juvenil no es
Este Estudo visa conhecer como é procedimento da ocorrência na Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei e o objetivo principal a busca da compreensão da delinqüência juvenil.
O artigo que foi pesquisado pelo Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN oferece subsídios para analise das ocorrências que foram realizadas abordando a contextualização do fato destacando as regiões, cidades com maiores índice de ocorrências de crimes cometidos, perfil dos adolescentes em Vitória- Espírito Santo.
A pesquisa levou – nos a perceber como houve um aumento significativo das ocorrências no caso do ato infracional desses jovens no estado do Espírito Santo diante disso percebemos também a falta de melhora para o tipo de atendimento para prevenção a criminalidade desse jovem.
Sendo assim a Políticas Públicas deveria ter mais fiscalização contra esse tipo situação de delinqüência desse jovem, percebemos que cada ano que se passa aumenta o índice de crimes cometidos por jovens que se tornam mais violentos colocando a sociedade em situação de medo. Então, através desta pesquisa mostra estatisticamente o percentual de ocorrências realizadas pela Delegacia supra citada.
1-BREVE ASPECTOS JURÍDICOS E SOCIOLÓGICOS DA DELINQÜÊNCIA JUVENIL
De acordo com estatuto, não se diz que o adolescente é autor de um crime ou contravenção penal, mas que ele é autor de ato infracional ao comportamento descrito como crime ou contravenção penal Fundamenta- se no artigo103 do Ecriad que considera ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal, e dessa forma o estatuto define autores de infração apenas os adolescentes-12 a 18 anos e os jovens de 18 a 21 anos, nos casos expressos em lei (art2 do Estatuto da Criança e do Adolescente) (BRASIL, 1990).
Ao Longo da historia a questão da criança e do adolescente não deixo de ser contemplada em leis, no entanto raramente essas leis foram obedecidas, o que reforça a idéia de que o aparato