adolescencia
TEMA: VIOLÊNCIA
Segundo os autores Maria Helena Ruzagá e Lilian Vieira Meireles, a partir da década de 1990, o tema violência na adolescência, começou a ser discutido como uma questão da saúde pública e assim vem sendo visto como causa de diversos problemas de ordem psicológica, física e social para o brasileiro infanto juvenil principalmente a população que vive em ambiente de risco social. A importância do estado se sustenta na questão da violência estrutural faz com que algumas crianças e adolescentes a ser mais vulnerável a violação de seus direitos humanos. É importante citar o surgimento de proteção às crianças e os adolescentes a primeira manifestação ocorreu em 1923. Em 13 de julho em 1990, surge a ECA (estatuto da criança e do adolescente).
Existem varios tipos de violência para com adolescente entre elas podemos citar a violência sexual, a violência na escola, adolescentes em situação de risco e violência na família.
Segundo estatuto do adolescente art.19 toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e excepcionalmente, em família substitutiva, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre de presença de pessoas dependentes de substancias entorpecentes. No art. 4. E dever da família, da comunidade da sociedade em geral e do poder publico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao transporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, o respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária. Entende que a delinquência não e um fenômeno natural, nem poderá ser considerado como conduta patológica e sim ocorre devido à desigualdade social.
A adolescência é definida como um conjunto de valores sociais aplicados ao comportamento do jovem em formação, através da internalização de valores, surge então suas ações, dentro de sua cultura.
A violência se dar