blocos
Um problema
A empresa precisava medir ângulos de peças com maior exati-dão. O uso de goniômetro não satisfazia porque a medição era feita com resolução de 5 minutos.
Para resolver a situação, o supervisor sugeriu a mesa de seno, que permite medições com resolução de segundos. Seu uso, en-tretanto, dependia de aprendizagem pelos operadores. Por isso eles foram submetidos a um treinamento rápido. Vamos acom-panhá-lo?
Régua de seno
A régua de seno é constituída de uma barra de aço temperado e retificado.
Com formato retangular, possui dois rebaixos: um numa extremi-dade e outro próximo à extremidade oposta. Nesses rebaixos é que se encaixam os dois cilindros que servem de apoio à régua.
Os furos existentes no corpo da régua reduzem seu peso e pos-sibilitam a fixação das peças que serão medidas.
A distância entre os centros dos cilindros da régua de seno varia de acordo com o fabricante.
Recordando a trigonometria:
Então:
O fabricante garante a exatidão da distância (L). A altura (H) é conseguida com a utilização de blocos-padrão.
Por exemplo: deseja-se inclinar a régua de seno 30º (A), saben-do que a distância entre os cilindros é igual a 100 mm (L). Qual é a altura (H) dos blocos-padrão?
seno A = H/L => H = seno A . L
H = seno 30o . 100
H = 0,5 . 100
H = 50 mm
Mesa de seno
A mesa de seno é semelhante à régua de seno. Suas propor-ções, entretanto, são maiores. Possui também uma base, na qual se encaixa um dos cilindros, o que facilita sua inclinação.
A mesa de seno com contra-pontas permite medição de pe-ças cilíndricas com furos de cen-tro.
Técnica de utilização
Para medir o ângulo de uma peça com a mesa de seno, é ne-cessário que a mesa esteja sobre o desempeno e que tenha co-mo referência de comparação o relógio comparador.
Se o relógio, ao se deslocar sobre a superfície a ser verificada, não alterar sua indicação, significa que o ângulo da peça é