blocos
DE
ESTRUTURAS
DE
CONCRETO IV
Professor:
Aluno(s):
Introdução
A determinação do tipo de fundação utilizado em uma construção depende de diversos fatores, podemos citar as condições técnicas e econômicas, tipo de solo, as cargas atuantes, dentre outras. Basicamente com estes parâmetros acima citados o engenheiro pode determinar o tipo de fundação a ser adotado e em poder de uma sondagem do solo (SPT), é possível dimensionar a fundação escolhida. Existem dois tipos de fundações, as fundações diretas ou superficiais e as fundações profundas, as estacas e tubulões estão no grupo das fundações profundas e sua utilização se dá quando as camadas mais resistentes do solo são profundas. Quando adotadas, é necessário a construção de um elemento para transferir a carga atuante até a fundação , este elemento é chamado de blocos de fundação. Blocos de fundação são elementos estruturais de concreto armado, que tem a função de transferir a carga dos pilares em um conjunto de estacas ou tubulões. A NBR 6118 define os blocos de fundação como, “blocos são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação”.
Justificativa
Blocos de fundação são elementos de apoio construídos de concreto simples e caracterizados por uma altura relativamente grande, necessária para que trabalhem essencialmente á compressão. A altura “H” de um bloco é calculada de tal forma que as tensões de tração atuantes no concreto, possam ser absorvidas pelo mesmo, sem a necessidade de armar o piso da base.
Usualmente os pilares em concreto armado possuem seções retangulares e quadradas, sendo que para essas seções é conhecido o comportamento da carga nos pilares e como o bloco de fundação a transmite para o conjunto de estacas.
Para atender alguns formatos arquitetônicos é comum em projeto de prédios residenciais serem necessário criar de pilares com seções diferentes das usuais, por exemplo, pilares em “L”, aqui denominado de seções compostas.