Blocos
O Mercosul é o principal bloco econômico da América Latina, contando atualmente com cinco membros efetivos, cinco associados e um observador. Mediante este acordo, os países podem fazer negócios para aumentar o comércio entre eles, bem como desenvolver-se e fortalecer seus interesses no mundo. Os países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países do mundo
Os planos iniciais do acordo comercial que deu origem ao Mercosul são datados da década de 1980 onde Argentina e Brasil assinavam vários acordos de integração comercial, contudo o bloco foi criado apenas na década seguinte. O Tratado para a Constituição do MERCOSUL foi assinado em Assunção, em 26 de março de 1991, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
MERCOSUL não apenas aborda questões relativas ao comércio, também se ocupa de tudo o que tem a ver com o dia a dia dos cidadãos do MERCOSUL como a educação, a proteção do meio ambiente, melhoramento das passagens de fronteira, a saúde, etc. Atualmente o MERCOSUL possui como países membros o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e recentemente, a Venezuela.
Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas como membro observador. Para fazer parte do bloco, é preciso estar primeiramente associado à ALADI, Associação Latino-Americana de Integração.
ALADI a Associação Latino-Americana de Integração é um organismo intergovernamental formado por quatorze países latino-americanos.
Embora seus principais objetivos sejam econômicos, esta associação também busca favorecer a integração social e tecnológica na região.
Objetivos e características do Mercosul
Quando países decidem se unir para a formação