Adolesc ncia
No ponto de vista da psicologia do desenvolvimento, o início da adolescência é claramente marcado pelo início do amadurecimento sexual (puberdade), o seu fim não se define apenas pelo desenvolvimento corporal, mas sobretudo pela maturidade social – que inclui, entre outras coisas, a entrada no mercado de trabalho e o assumir do papel social de adulto.
A adolescência não é, no entanto, uma fase homogénea. Pelo contrário, é uma fase dinâmica que, para o seu estudo, exige uma maior diferenciação.
Steinberg propõe uma divisão em três fases: (1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos; (2) adolescência média, dos 15 aos 17 anos e (3) adolescência final, dos 18 aos 21.
Essa última fase sobrepõe-se à "juventude" em sentido estrito, que marca o início da idade adulta, definida por Oerter e Montada como a fase entre os 18 e os 29 anos de idade.
A fase da adolescência e da juventude são objecto de estudo das mais diferentes disciplinas - sociologia, política, psicologia, pedagogia, biologia, medicina, direito, etc. – e apresentam assim um grande número de diferentes significados. Tais significados abrangem por exemplo "juventude como fase do desenvolvimento individual", "juventude como ideal e mito" (com uma correspondente idealização dessa fase da vida) e "juventude como grupo social" que possui uma cultura própria.