ADOLESC NCIA E A PSICANALISE

391 palavras 2 páginas
ADOLESCÊNCIA E A PSICANALISE
Muitos jovens têm muitos anseios durante o período que estão crescendo. Eles brigam, estudam, trabalham e também descobrem o amor por uma perspectiva diferente. De fato, deixam de serem crianças e entram na fase da adolescência e seus conflitos pela existência.
A adolescência e uma mudança biopsicossocial, ela e fulminante, sendo assim e estudado por médicos, psicólogos e sociólogos etc. Como ocorre varias mudanças neste período das nossas vidas, podemos nos perguntar, o que acontece com nossa subjetividade? As transformações são psicológicas e físicas. A fim de entendermos estas mudanças, precisamos entender a teoria psicanalítica. Este corpo teórico ficou famoso pela descoberta de Freud, sobre a importância do período infantil na determinação das caraterísticas psíquicas do adulto, mas também contribui na compreensão da adolescência.
Freud destaca o complexo de Édipo e o fenômeno período sexual na primeira infância. Durante este período e que se moldam as escolhas de objeto sexual e o posicionamento em relação ao seu próprio sexo a partir dos modelos que estão disponíveis para identificação. O comportamento é da seguinte forma os meninos tomam o pai como modelo e as meninas percebem na mãe seu modelo, cada um deles se afeiçoando mais ao seu progenitor do sexo oposto.
Também no decorrer de seu crescimento, em determinado momento os pais perdem este papel de destaque na vida das crianças, devido a criança conhecer outros adultos, neste período os jovens criam fantasias, de como, por exemplo, terem sido adotados, o fundo desta ilusão e o desejo de abandonar os pais, a fim de terem sua própria liberdade. Freud afirma que esta situação de libertar-se dos pais é dramática ao adolescente, principalmente aqueles que foram criados com muito carinho. Sendo assim, sobre a ótica psicanalítica, é uma tarefa árdua, para o adolescente a elaboração da escolha do objeto e a retificação do Édipo, pois teme destruir a

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • Adoção entre pares homoafetivos
    11914 palavras | 48 páginas