adobe
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
Amanda Alves
Gislaine Batista
Marlon Barbosa
Matheus Franklin
Yuisnakton Melo
ADOBE
GOIÂNIA
2015-2
Amanda Alves
Gislaine Batista
Marlon Barbosa
Matheus Franklin
Yuisnakton Melo
ADOBE
Trabalho desenvolvido para obtenção de nota de NP-1 da disciplina de Materiais Construtivos sob orientação da Prof. Bruna.
GOIÂNIA
2015-2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
1 ADOBE: CONCEITOS E HISTÓRICO DE CONSTRUÇÕES 1.1 Conceituação de adobe
O adobe é um material vernacular usado na construção civil. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. Adobes são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial.
Dethier (1982 apud Silva 2000) afirma que “adobe é uma palavra de origem árabe, que foi assimilada pelo espanhol e transmitida às Américas, onde foi adotada também pelo idioma inglês. E significa tijolos de terra crua”.
Segundo Oliveira (2003), O adobe é uma técnica tradicional de alvenaria, onde a principal matéria prima é a terra crua. O processo de fabricação do tijolo de adobe consiste em amassar a terra, deixá-la descansar por alguns dias e, ainda úmido, colocá-la em fôrmas (geralmente de madeira de formato retangular), deixando-a secar ao sol. Atualmente, o tijolo também é feito com processo de secagem a sombra. Dessa forma podemos conceituar o adobe como sendo um tipo de construção em terra crua, onde as matérias primas utilizadas na fabricação dos blocos são: a terra, a água e eventualmente fibras, sendo seu processo de fabricação artesanal, sem que ocorra queima do material para a secagem dos tijolos.
Figura 1.1: Confecção dos tijolos de adobe
Fonte: Alexandria (2006)
O conceito de adobe pode ser apresentado de vários pontos de vistas. Para Gutierrez (1972 apud Oliveira 2003) “o adobe como