Adobe
Balneário Camboriú
2013
ADOBE
Trabalho acadêmico desenvolvido para a disciplina de Patrimônio Histórico e Restauração do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis.
Professora Patrícia Trentin Colzani
Balneário Camboriú
2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
03
2
HISTÓRICO
04
3
UTILIZAÇÃO NA ATUALIDADE
04
4
O ADOBE NO BRASIL
05
5
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
05
6
TESTES
06
7
COMPORTAMENTO E CARACTERISTICAS
07
8
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
08
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico procura trazer ao leitor informações sobre uma técnica construtiva que faz parte da humanidade há milênios. O adobe é tratado neste trabalho desde sua origem histórica até os dias atuais, onde é empregado e quais seus benefícios e principais características. Ainda mostra-se rapidamente como é feito e utilizado este material nas construções, testes feitos e os procedimentos necessários para sua confecção.
2 HISTORICO
O adobe é uma técnica construtiva baseada em blocos feitos da mistura entre terra, palha e água, surgiu nos antigos povos do Egito e da Mesopotâmia geralmente utilizados na construção de zigurates (Egito) e mastabas (Mesopotâmia), mas também era a técnica mais comum entre os edifícios “menos nobres”.
Figura 1 – Zigurate (Mesopotâmia) Figura 2 – Mastaba (Egito)
Curiosidade: O tijolo queimado, conhecido atualmente, foi descoberto devido à necessidade dos antigos povos em proteger suas fogueiras do vento. Ao cercá-la com adobe, observaram que o bloco de terra queimado oferecia mais resistência que o utilizado anteriormente.
3 UTILIZAÇÃO NA ATUALIDADE
Atualmente, nos Estados Unidos, mais especificamente em Pueblo de Taos e Santa Fé é possível encontrar povoações que utilizam esta forma de construção.
A cultura da utilização do adobe nesta região do Novo México